Páginas

29 de mai. de 2014

Otimizando a queima de Gordura através da MUSCULAÇÃO

Olá!

Há tempos você vem pensando nisso, aquela ideia fixa de perder só mais aqueles quilinhos, então na sua mente você começa a fazer vários planos. A primeira coisa que pensa: "-terei de passar horas na esteira"... Acertei? Não sei para você, mas a mim esta ideia não agrada.

Por muito tempo se pensava desta forma, porém o estudo da Fisiologia veio para derrubar vários mitos, dentre eles o de que a prática de atividades aeróbicas é a única forma de você emagrecer. A Musculação ficava então de lado, na maioria das vezes até desaconselhada para essa finalidade. Você mesmo deve ter ouvido: "a gordura vai empedrar e virar músculo". "se você endurecer a barriga ela não sai mais", etc. 
Os Exercícios Aeróbicos são sim importantes para a queima de gordura, mas quando aliados a musculação o resultado é potencializado. Eu mesma emagreci 26kg sem acrescentar exercícios aeróbicos na minha rotina, devo ter subido na esteira umas 4 vezes em 1 ano. Agora me pergunte quantos treinos de musculação eu perdi? Nenhum!
Não nego que tenha feito aeróbico, eu continuava praticando aulas de Ginástica, mas sempre gordinha pois meu corpo já estava adaptado à esta rotina por anos. Como já realizava estas atividades, eu só incluí a Musculação, por que conciliar mais uma atividade extra seria demais para mim.

Agora vamos analisar e entender como todo este processo ocorre:

- Metabolismo: nosso corpo despende um gasto calórico para se manter vivo, para gerar energia para manter as funções vitais e manter as células e tecidos, a isto denominamos Taxa Metabólica. Os músculos são tecidos que consomem calorias para se manterem, ou seja, quanto mais massa muscular possuímos, mais calorias gastamos mesmo em repouso. É isto mesmo, gastamos mais energia nas atividades cotidianas, até dormindo.


- Glicogênio Muscular: a principal fonte de energia do organismo são os carboidratos. Estes são armazenados de várias formas: no fígado, na célula muscular (na forma de glicogênio muscular) e nos depósitos de gordura. Quando praticamos exercícios intensos de curta duração como a musculação, os estoques de glicogênio são depletados. Assim, se iniciarmos um exercício aeróbico logo após o treino com pesos, nosso organismo irá recorrer aos nossos depósitos de gordura e utiliza-lo como fonte de energia predominante. 
Na teoria isto ocorre pois o organismo demora cerca de 20 minutos para começar a oxidar a gordura e usá-la como forma de energia, pois isso só ocorre quando os estoques de glicogênio estão diminuídos. 
Por mais estudos que existam comprovando este fato, nosso organismo ainda é uma caixa de surpresa, se levarmos em conta que estamos saudáveis e com uma alimentação correta, tudo indica que este é o processo que ocorre.



Dicas para você otimizar a queima de gordura na Musculação:

1- Diminua os intervalos entre as séries de exercícios, cerca de 30 a 50 segundos é suficiente. Assim você mantém seus batimentos mais acelerados, o que aumenta o gasto energético;

2- Treine com mais intensidade. Para isso utilize técnicas como bi-set, tri-set, drop-set e rest pause. O bom e velho "sangue nos olhos" nunca falha, treine no máximo do seu limite;

3- Inicie sua rotina de treino pela musculação, pois depletando o glicogênio muscular a utilização da gordura acontecerá mais rapidamente, inicie a parte aeróbica imediatamente após o treino com pesos;

4- A duração do treino de Musculação + o Treino Aeróbico não deve ser superior a 45 minutos, por isso os dois devem ser feitos de forma intensa. Treinos longos prejudicam a manutenção da massa muscular, isto ocorre devido a liberação do hormônio Cortisol. Fique atento, treine intenso e rápido.

Reveja seus conceitos e vá a luta. 
Lembre-se que a sua melhor versão irá surgir conforme a sua dedicação, na mesma proporção dos seus esforços.


Grande abraço e bons treinos.
#dptrainsytle
#projetominhamelhorversão

Nenhum comentário:

Postar um comentário